02 outubro 2012

Inauguração da Casa de Parto de Lauro de Freitas

Essa notícia saiu hoje no site oficial da Prefeitura de Lauro de Freitas. 
Será a primeira casa de parto de Lauro de Freitas, porém o primeiro Centro de Parto Normal fora inaugurado há um ano. Fica na Mansão do Caminho no Pau da Lima - Salvador.
Nesse mesmo dia, 05, a Casa de Parto Marieta Pereira (Mansão do Caminho) realizará em Salvador curso de Assistência Humanizada ao Parto e ao Recém Nascido que está com inscrições abertas em seu site e contará com nomes importantes no Brasil como Leila Katz, Melania Amorim, Roxana Knobel e Carla Polido, quando se trata da temática humanização do parto e nascimento e assistência ao bebê. 


Governador inaugura Maternidade de Lauro de Freitas nesta sexta-feira (5) O governador Jaques Wagner inaugura nesta sexta-feira (5), às 9h, a primeira etapa da Maternidade de Lauro de Freitas, com a abertura do Centro de Parto Normal (CPN). Localizado na Rua Coronel Messias, Caji, nas proximidades do Batalhão de Choque, o equipamento garantirá maior humanização no atendimento e um ambiente acolhedor, seguindo o novo modelo de atenção a saúde da mulher e da criança preconizado pelo Ministério da Saúde. A Casa de Parto oferecerá oito quartos PPP (Pré-parto, Parto e Pós-parto), sendo dois deles equipados com banheira; sala de acolhimento e registro de parturiente com acompanhantes, sala de deambulação, sala de exames e admissão com sanitário, posto de enfermagem, sala de serviço, área para higienização das mãos e ambientes de apoio. O modelo atende os padrões exigidos pelo Ministério da Saúde, inclusive com auditório para realização palestras e outros eventos. A maternidade, com capacidade de atender cerca de 80 gestantes por mês, terá 22 leitos, duas salas cirúrgicas para a realização de curetagem e cesariana, e casa de acolhimento para as mães que precisarem ficar com os bebês na unidade. Uma área foi reservada para instalação da UTI neonatal que terá dez leitos e será inaugurada ainda este ano. Gleide Silva, 34 anos, moradora de Vida Nova, está ansiosa pela inauguração. No nono mês de gestação, ela deseja ter o filho no Centro de Parto Normal. “Acho ótimo poder ter o meu bebê no município, com conforto e tranquilidade. Ficarei muito feliz em poder ser uma das primeiras a dar a luz na unidade. Saber para onde ir na hora do parto é confortante e passa segurança”, completou. As gestantes serão vinculadas ao CPN através da Rede de Atenção Básica nas Unidades de Saúde da Família e poderão escolher o acompanhante de sua preferência, seja familiar ou uma “doula” – mulheres que se especializam em fazer o acompanhamento fisico e emocional antes, durante e após o parto - além de passar por atividades educativas. A equipe de profissionais do Centro é formada por médicos e enfermeiras obstetras, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo e assistente social. O diretor de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Hadson Namour, lembrou que os CPNs recebem gestantes de baixo risco, para garantir segurança ao nascimento dos bebês. “É preciso fazer todo o acompanhamento e levar a documentação do pré-natal”, frisou. O diretor salientou que no município há equipamentos que realizam os exames pré-natal, como as policlínicas, clínicas especializadas e as Unidades de Saúde da Família.

Um comentário:

  1. Olá me chamo Aline, moro em Simões filho gostaria de saber se posso dar entrada na maternidade?

    ResponderExcluir